Os 12 Trabalhos de Hércules

Com certeza não foi fácil para Hércules. Entre seus 12 trabalhos, ele enfrentou vários monstros e teve que limpar um gigantesco estábulo. Conheça quais monstros e desafios o herói precisou encarar em suas tarefas.

1 - LEÃO DE NEMÉIA
Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Neméia, próxima à cidade de Micenas. Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. Realizado o primeiro trabalho, o herói tirou a pele do leão e passou a usá-la como manto.

2 - HIDRA DE LERNA
Na cidade de Lerna, vivia uma enorme serpente com nove cabeças, uma delas imortal. Hércules decepou oito cabeças e Iolau, seu sobrinho, queimou as feridas para elas não nascerem mais. A cabeça imortal foi enterrada num buraco fundo. Ao molhar suas flechas no sangue da Hidra, o herói as tornou venenosas.

3 - JAVALI DE ERIMANTO
Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules.

4 - CORÇA CERINÉIA
No monte Cerineu - também próximo da região da Arcádia - havia uma corça com chifres de ouro e pés de bronze. Ela era muito veloz e tinha que ser capturada viva. Hércules a perseguiu por um ano até os confins do mundo conhecido. Finalmente a capturou durante a travessia de um rio.

5 - AVES DO ESTÍNFALE
Num bosque às margens do lago Estínfale, no norte da Arcádia, escondiam-se aves que, além de devorar as colheitas da região, também atacavam os homens. Para matá-las, Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque, o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas.

6 - CAVALARIÇAS DE ÁUGIAS
Áugias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a versão), mas não cuidava de seus estábulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hércules conseguiu lavá-los num só dia, usando a água de dois rios, cujos cursos desviou com sua força.

7 - TOURO DE CRETA
Por vingança, Poseidon, deus do mar, havia deixado louco um lindo touro pertencente ao rei de Creta, uma ilha grega. O animal devastava os campos da região e Hércules foi até lá para dominá-lo. Após controlar o touro, o herói precisou nadar de Creta até o continente levando a fera consigo.

8 - ÉGUAS DE DIOMEDES
Diomedes - filho de Ares, deus da guerra - vivia na Trácia (região hoje pertencente à Turquia e à Bulgária). Ele tinha quatro éguas ferozes e carnívoras, que alimentava com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hércules capturou as éguas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeição.

9 - CINTO DE HIPÓLITA
Hipólita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras que viviam perto do mar Negro. Ela tinha um belo cinto, desejado pela filha de Euristeus. A mando do rei, Hércules convenceu Hipólita a lhe entregar o objeto, mas Hera incitou as amazonas à guerra e o herói teve que matar a rainha.

10 - BOIS DE GÉRION
Gérion, um gigante de três cabeças, vivia na ilha de Erítia (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha) e possuía um numeroso rebanho de bois. Os animais eram guardados por um pastor monstruoso, Eurítion, e seu cão, ambos com diversas cabeças. Após matar a dupla, Hércules acabou com Gérion, usando sua clava, e entregou os bois a Euristeus.

11 - POMOS DE OURO
As maçãs de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hércules vagou o mundo atrás delas. Segundo alguns textos mitológicos, quem finalmente encontrou os pomos para o herói foi Atlas - que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrás das maçãs, Hércules sustentou o mundo em seu lugar.

12 - GUARDIÃO DO HADES
Cérbero, um cão de três cabeças e cauda em forma de serpente, guardava a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, permitindo a entrada de todos, mas não deixando ninguém sair. Hércules o capturou e, após mostrar Cérbero a Euristeus, devolveu o cão guardião ao inferno.

Reportagem tirada da Revista Mundo Estranho

Hércules

Quem nunca assistiu a animação Hércules, lançada pela Disney em 1997? O filme é o 35º longa-metragem do estúdio, e é considerado um grande clássico. Misturando mitologia grega, aventura, guerras, lutas, romance e muita comédia, com certeza é um dos melhores desenhos da década de 90, e as cinco musas fazem todo mundo dançar com sua excelente trilha sonora.


No filme, Hércules é filho dos deuses gregos Zeus e Hera. Porém, seu tio Hades, deus do mundo inferior, deseja dominar o Olimpo e descobre que terá uma oportunidade em 18 anos, sendo Hércules o único capaz de detê-lo. Hades então manda seus capangas Agonia e Pânico sequestrarem o herói enquanto ele é bebê, para dar-lhe uma poção, tirar sua imortalidade e matá-lo. 

No entanto, no momento em que davam a poção para Hércules, a dupla é surpreendida pelo casal Anfitrião e Alcmena. Assim, o bebê acaba não bebendo a última gota da poção - ele se torna mortal, mas mantêm a força divina. O casal cria o menino, que sendo desajeitado e forte, causa muitos desastres. Adulto, precisa provar para seu pai, Zeus, que é um grande herói, a fim de recuperar a divindade, e para isso terá que decidir entre seus poderes e seu verdadeiro amor. Mas só depois de aprender que o importante não é o tamanho de sua força, mas sim, o tamanho de seu coração, é que ele se tornará invencível.

Se você ainda não assistiu, ainda dá tempo de conferir o desenho. Vale ressaltar que o nome de Hércules em grego é Heracles, então quando alguém disser esse nome não pense que estão falando errado, é apenas uma variação do nome. Mas é preciso corrigir a história do filme: Hércules não é filho de Zeus e Hera, mas sim, de Zeus e Alcmena, e Hera o odiava por ser um filho de Zeus com outra mulher. A prática de suavizar histórias é bem característica da Disney, e com certeza traição não seria um bom tema para colocarem em um filme para crianças.

Conheça a verdadeira lenda sobre o herói: O nascimento de Hércules provocou a ira de Hera, que mandou duas serpentes matarem o recém-nascido. O garoto, porém, estrangulou as cobras sem esforço e mostrou possuir uma grande força desde cedo. Hércules cresceu, mas Hera continuou a persegui-lo e usou seus poderes para provocar um acesso de loucura no herói, que acabou matando a própria esposa e os filhos. Quando Hércules recuperou a razão, procurou o Oráculo de Delfos - o mais famoso templo de consulta às divindades gregas - para buscar orientação sobre como enfrentar a tragédia. O Oráculo mandou-o se entregar em servidão a Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou a realização de seus 12 famosos trabalhos.

Quais são essas 12 trabalhos? Leia o próximo post e descubra.

Três Vidas

Tudo bem, se quiserem ter medo de mim depois de lerem essa história eu não vou me assustar, pois até eu fiquei com medo de mim mesmo depois de escrevê-la. Como eu poderia ter escrito uma história bizarra dessas? Bem, agora que escrevi, é melhor postar aqui.

Três Vidas

Possivelmente já se passaram 50 minutos desde que Marcela entrara no banho. Tinha que sair de lá alguma hora e essa era a hora.

Desligou o chuveiro lentamente, cobriu seu corpo ainda em desenvolvimento com a toalha esfarrapada, e saiu trêmula do cubículo que chamavam de banheiro.

Foi até o quarto da mãe e a viu semi-morta em cima da cama. Como sempre, é claro, arranhões e hematomas cobriam todo o seu corpo imundo. Mas desta vez estava diferente: as pernas estavam abertas, e uma grande mancha vermelha cobria a cama. Ela tinha de fazer alguma coisa, TINHA de fazer.

Andou até a cozinha e pegou a grande faca de cortar carne na gaveta de baixo. Foi até a sala e viu seu pai, bêbado como sempre, dormindo no chão. Tudo estava quebrado no cômodo, hoje ele estava realmente zangado. Sua enorme barriga estava emporcalhada de sangue. Sangue de sua MÃE. Seu pai estava com o SANGUE de sua mãe na barriga. Mas esse não era seu pai. Era um MONSTRO.

Foi calmamente até o monstro e deu a primeira estocada com a faca. Ele não reagiu, e ela continuou. Deu mais duas estocadas, três, perdeu a conta. Até que ele abriu os olhos, olhos de medo, de angústia. Mas logo depois, olhos de morte. Trabalho feito.

Andou novamente até o quarto da mãe. Ela estava livre, livre daquele monstro imundo. Quando acordasse, ficaria extremamente... Não havia pensado nisso. Quando sua mãe acordasse e visse o que Marcela tinha feito, iria ficar com aqueles olhos. Os mesmos olhos do monstro antes de morrer. Mas os olhos da mãe não iriam embora como os dele.

Pegou o travesseiro no chão e cobriu o rosto da mãe. Ela se debateu um pouco, mas estava muito fraca. Logo não respirava mais. Trabalho feito.

Estava feliz, mais leve. Todos iriam... Como assim todos? Não havia pensado nisso. Iriam levá-la para um lugar horrível, fazer as piores coisas do mundo com seu pequeno corpo. Precisava fazer algo. Pegou a corda na garagem, que tantas vezes serviu para puxar aquele carro em pedaços. Pendurou no teto, colocou um banco embaixo. Três vidas indo embora no mesmo dia. Era um número digno.

Chutou o banco.
Sufocou lentamente.
Três vidas.
Trabalho feito.

Olhos

Como já havia dito antes, minhas histórias são extremamente pequenas, e essa acredito ser a menor. Ainda assim, acho que vale o esforço. Escrevi a criatura da história pensando em um vampiro, mas depois vi um certo ar de lobisomem ou até mesmo um reles assassino de beco. Mas isso vai da imaginação de cada um.

Olhos

A lua cheia domina o céu, e embora acredite em muitas crendices, Ted Howan continua andando pela rua escura. Ele tem que chegar em sua casa rapidamente, pois seu filho precisa de leite, e se demorar, ele poderá morrer de fome.

Seu bairro decrépito não emite luz, e mal vê o vulto escuro andando ao seu lado. Dois olhos estão à espreita, mas ele não percebe.

Uma grande pedra âmbar é sua ruína: tropeça e cai de barriga para cima. Então vê os olhos. Lindos olhos brilhantes e famintos. Sente-se reconfortado, uma grande paz abate-se sobre ele. Olhos que lhe mostram o que já aconteceu e o que ainda acontecerá. Olhos vermelhos da cor de sangue. Sua vida toda passa por eles: seus sonhos, seus amores, seus desejos.

É então que a capa do ser sombrio é abaixada, permitindo-se ver a sua boa grotesca, com dentes pontiagudos e língua escura. Quando recebe a primeira dentada já é tarde. Percebe o que vai lhe acontecer. O leite escapa de sua mão e se espalha pelo chão: é a morte de seu filho, assim como a sua. Ted Howan volta a prestar atenção nos olhos. 

Olhos. Apenas olhos.

Vozes em uma manhã de sol

De vez em quando, escrevo algumas histórias. E no meio de inúmeras histórias ruins, às vezes escrevo algumas que penso valer alguma coisa. Por isso, vou postar algumas delas no blog para ver o que vocês acham. Vou logo avisando que são bem pequenas. 

A história abaixo rendeu um elogio da minha professora rabugenta de português, então acredito que não seja tão ruim assim. Espero que gostem!

Vozes em uma manhã de sol

O dia poderia estar pior, mas o sol brilha lá fora. Finos raios entram pela janela, tingindo meu quarto de um amarelo claro. Sento na cama e, lentamente, uma melodia há muito esquecida surge em meus lábios. 

Do outro lado da porta, a velha senhoria pergunta:
- Está acordado Sr. Read?
- Estou, Sera. Mony - minha voz soa um pouco trêmula.
- Ele está aqui - ouço a velha decrépita dizer, com a voz amedrontada.

Não perco tempo e abro logo a porta. Realmente ele está ali, e diz com sua voz fina e grotesca:
- Saia do quarto.

Fico em dúvida. Mordo os lábios a ponto de sair sangue. Ele não poderia fazer nada, poderia? Levo o pé direito um pouco para fora da porta, e ele o puxa com violência, jogando-me ao chão. Então vejo a velha, com um pequeno buraco na testa, esvaindo-se em sangue.

Rapidamente, ele pega o anel em meu dedo e diz:
- Enfim, encontrado!
Vejo a faca correndo rapidamente pelo meu pescoço, e então, escuridão.

Pais sem noção

Dar um nome para uma criança não é apenas uma simples tarefa. Para muitos pais, este é um esporte de quem dá o nome mais estranho para o filho. Tudo bem que João, Maria e José são nomes clichês e triviais hoje em dia, mas alguns pais são muito sem noção! 

Para se ter uma ideia dos nomes que alguns pais estão dando para os filhos, confira a lista abaixo. Buscetildes e Penisvaldo, alguns nomes estranhos da minha cidade, são fichinha perto desses!

- Antônio Manso Pacífico do Oliveira Sossego (talvez os pais estivessem com medo do filho ser muito estressado)
- Barrigudinha Seleida (essa vai ficar traumatizada pro resto da vida)
- Colapso Cardíaco da Silva (pelo menos ela já sabe do que vai morrer)
- Dolores Fuertez de Barriga (ela vai ter que andar com um penico pra todo lado)
- Inocêncio Coitadinho (esse deve ser um pobre coitado)
- Jacinto Leite Aquino Rego (ele nunca vai poder chegar perto de uma vaca)
- Liberdade Igualdade Fraternidade Nova York Rocha (dá-lhe Revolução Francesa!)
- Mijardina Pinto (será homem ou mulher?)
- Necrotério Pereira da Silva (o pai deve gostar bastante de defuntos)
- Oceano Atlântico Linhares (o pai deve ser pirata)
- Rolando Escadabaixo (é melhor a casa desse sujeito não ter dois andares!)
- Sete Rolos de Arame Farpado (o melhor!)
- Um Dois Três de Oliveira Quatro (o filho desse vai se chamar: Cinco Seis Sete Oliveira Oito)
- Vicente Mais ou Menos de Souza (o baixo astral desse vai ser dominante)
- Zélio Tocafundo Pinto (melhor não chegar muito perto desse camarada)
- Antonio Bizarro da Nave (este é um garoto que caiu na sala da amiga de uma amiga, provavelmente um ET).

Efeito Borboleta

Quando alguém diz que quer mudar o passado, tenho certeza que se essa pessoa assistir "Efeito Borboleta" vai desistir da ideia na mesma hora.

O filme conta a história de Evan Treborn (Ashton Kutcher), um jovem estudante que sofria com vários desmaios e bloqueios de memória quando era criança. Já adulto, encontra seus antigos diários e percebe que ao lê-los consegue voltar no tempo e mudar o que fez no passado. Assim, com suas idas e vindas temporais, sua vida muda radicalmente, pois o passado não é simples de ser alterado e pode resultar em inúmeras situações inesperadas que, no futuro, podem se tornar catastróficas.

A cada vez que muda o passado, o futuro se torna mais incerto. Mas não é apenas a vida de Evan que muda, mas a de seus amigos, de seus pai, e de todas as pessoas ao seu redor. O simples fato de quebrar um copo no passado, talvez cause a morte de sua mãe no futuro. Quando ele percebe isso, já é tarde. O futuro está tão intensamente alterado que ele tem que mudá-lo o tempo todo se quiser ver todas as pessoas a sua volta bem e felizes.

Será que mudar o passado é uma dádiva tão boa assim? Imagine se você voltasse no tempo e fizesse com que aquele seu amigo que mudou para outra cidade não mudasse. O que será que aconteceria? Talvez metade da população da cidade em que seu amigo havia se mudado desapareça, pois ele poderia ter salvo a vida dessas pessoas. Talvez uma garota fique eternamente infeliz por nunca ter namorado seu amigo. Talvez... Talvez... 

Pensar em mudar o passado é um jogo bastante prazeroso, pois tudo o que você não fez poderia ser feito, e tudo o que fez e se arrepende poderia ser desfeito. No entanto, o passado pode parecer fácil de manipular, mas não o futuro. O futuro é incerto. Nunca sabemos o que nos acontecerá amanhã. Será que um piano cairá em nossas cabeças? Será que o mundo vai acabar? Não importa. O que importa é o que fazemos agora. Então preste atenção nisso: viva bem o presente, para que você não precise mudar o passado e seu futuro não seja mudado radicalmente. Entendeu? Assista ao filme que você vai entender.

O filme é baseado na teoria do caos:
"Uma coisa tão simples, como o bater das asas de uma borboleta, pode causar um tufão do outro lado do mundo."

Trocas Macabras - O que você faria por aquilo que mais deseja?

Imagine se você encontrasse a última e mais rara figurinha do seu álbum, ou se achasse um brinquedo considerado há muito perdido. Agora pense o que faria para conseguir essas coisas. Não tendo dinheiro, aceitaria as condições impostas pelo vendedor? Mataria, roubaria, faria o que for? Essa é a questão principal tratada no filme "Trocas Macabras". 

Na pequena cidade de Castle Rock, todos vivem em paz. Até que Leland Gaunt (Max von Sydow), um estranho comerciante, abre uma loja onde incrivelmente tudo o que as pessoas mais querem está à venda. Mas ele não vende nada por dinheiro, tudo o que quer são pequenos favores. E são esses pequenos favores, como "roube alguma coisa", ou "atire pedras na casa de alguém", é que geram pouco a pouco uma guerra intensa entre todas as pessoas da cidade. Mas o xerife Alan J. Pangborn (Ed Harris) não vai permitir que esse demoníaco homem destrua Clastle Rock, uma cidade tranquila e pacífica.

Trocas Macabras é um dos melhores filmes de adaptações de livros de Stephen King. Não é bem um terror com monstros ou criaturas sobrenaturais como estamos acostumado a ver nas obras do autor, mas um terror psicológico, em que paramos para pensar a todo momento: "Será que faria tudo isso por algo que desejo?". 

Acredito que não me venderia tão fácil para alguém, mas pensando melhor, se alguém aparecesse com o livro A Ilha do Tesouro autografada por Robert Louis Stevenson, como aconteceu com um dos personagens de "Trocas Macabras", acredito que faria muita coisa para consegui-la. E você, o que faria por aquilo que mais deseja?


"Trocas Macabras" é um filme de 1993, com direção de Fraser Clarke Heston.