Enfim, esta é a última parte de nossa história. Vejamos o que aconteceu com Bartolomeu, o Louco.

Estava Bartolomeu, o Louco, em sua confortável caverninha em mais um dia como todos os outros. As baratas que viviam embaixo de Vilma, a Pedra, não poderiam estar mais crocantes, e as larvas que viviam atrás da árvore caída não poderiam ficar mais imóveis em sua boca durante o almoço. Mas quando Bartolomeu, o Louco, chegou para conversar com Vilma, a Pedra, viu logo que ela estava pensando em alguma coisa. Quando ela estava pensando, Bartolomeu, o Louco podia jurar que ela nem se mexia! (Que coisa estranha, não?). Pois dessa vez, parecia que Vilma, a Pedra, estava extremamente concentrada. Passaram-se 10, 20, 30 minutos e nada dela falar. Até que ela disse:
- Tem algo me espetando!

Bartolomeu, o Louco, pensou que fossem mais baratas crocantes para seu café da manhã. Mas quando tirou Vilma do lugar, viu que havia algum objeto de madeira enterrado. "O que será?", se perguntou. Foi cavando, cavando e cavando até que viu o que era: um baú. Não estava trancado, e quando abriu a tampa, uma luz inundou a caverna. Ouro, esmeraldas, rubis, topázios e todas as jóias preciosas jamais vistas em todo o mundo estavam dentro dele. Mas no meio do baú algo estranho se encontrava: uma réplica exata da terrível Pomba Sem Cabeça, feita de ouro e incrustada de diamantes. 

- O que isto está fazendo aqui? - perguntou Bartolomeu, o Louco, para Vilma, a Pedra. Mas Vilma não respondeu. Estava olhando para a terrível Pomba Sem Cabeça que acabara de chegar na caverna.

- Enfim você encontrou minha estátua feita de ouro e diamantes! Dê para mim!

Mas Bartolomeu, o Louco, que apesar de louco não era bobo, respondeu:
- Você não vai ganhar neca de catibiriba, está escutando?
- Pois você vai me dar sim! - respondeu a terrível Pomba Sem Cabeça - Como você acha que veio parar aqui? Fiz um motim entre os pássaros para defecarem em sua cabeça e você se esconder nessa caverna, para desenterrar minha linda estátua.

Bartolomeu, o Louco, vendo que sua vida não passou o tempo todo de uma grande armação, e não vendo mais sentido em se esconder com tanto ouro em mãos, resolveu deixar a caverna e Vilma, a Pedra, para trás (levando seu tesouro, é claro, e sem dar nem um ourinho para a pomba). Ao sair da caverna com a terrível Pomba Sem Cabeça atrás, Bartolomeu, o Louco, tentou matá-la. Não conseguindo, voltou para sua distante casa, onde não precisaria mais comer baratas crocantes e larvas que sempre se mexiam em sua boca.

E depois disso, o que aconteceu com Bartolomeu, o Louco? Hoje em dia, vive matando pássaros em todos os lugares que vai, e quem o ajuda nessa tarefa árdua, Bartolomeu, o Louco entrega uma brilhante pedrinha. Então, se você um dia encontrar alguém matando a terrível Pomba Sem Cabeça ou algo assim, ajude-o, pois será bem recompensado. E o mais importante: Bartolomeu, o Louco, mudou de nome. Passou a se chamar Bartolomeu, o Excêntrico, pois ricos não sou loucos, são excêntricos.



FIM