como, você deve estar se perguntando, Bartolomeu, o Louco, passou a se chamar Bartolomeu, o Louco? Pois é isso que vou lhes contar.

Há muito tempo, Bartolomeu, o Louco não se chamava Bartolomeu, o Louco. Ele se chamava Bartolomeu, o São. E ele era assim chamado porque era uma das pessoas mais inteligentes e lúcidas que alguém jamais viu. Era também o maior passarólogo de toda a região em que morava. 

Um certo dia, andando na praça da cidade, algum pássaro engraçadinho confundiu sua cabeça com banheiro. Ele achou graça e se felicitou com isso, pois nunca tinha acontecido antes, e para tudo tem uma primeira vez. No outro dia, aconteceu a mesma coisa. "Um é bom, dois é demais", logo pensou Bartolomeu, o São. Mas tudo bem não é? Isso foi uma mera coincidência. Mas todos os dias, algum pássaro vinha e fazia de sua cabeça banheiro. Era só Bartolomeu, o São, aparecer com sua reluzente careca e PLAFT!, um pássaro fazia o que não devia. E ele ficou irado com isso, passando a nem sair mais de casa (tentou usar um guarda-chuva, mas não funcionou muito bem).

Depois de duas semanas de confinamento, Bartolomeu, o São, resolveu se arriscar nas ruas, pensando que nada daquilo aconteceria de novo. E para sua surpresa, 5 pássaros brancos vieram correndo e PLAFT! em sua cabeça! Isso foi a gota d'água! Bartolomeu, o São, já começando a virar Bartolomeu, o Louco, pegou sua espingarda de caça e resolveu matar todas as aves da cidade. E assim começou o genocídio, que durou apenas 2 dias. 

Na noite do segundo dia, quando Bartolomeu, o (quase) Louco, estava em cima de uma árvore gigantesca, apareceu a terrível Pomba Sem Cabeça, rainha de todas as aves, e disse para ele parar com aquilo. Mas Bartolomeu, o (quase) Louco foi quem pediu para que os pássaros parassem de defecar em sua cabeça. Mas a terrível Pomba Sem Cabeça retrucou que a finalidade de Bartolomeu era essa, ser defecado por todas as aves do planeta, e que se não gostava disso, as pombas iriam comê-lo. 

E Bartolomeu, o (quase) Louco, quando viu as inúmeras pombas surgirem no horizonte para devorá-lo, pulou da árvore e virou Bartolomeu, o Louco de vez. Encontrou sua aconchegante caverna, onde conheceu Vilma, a Pedra, que lhe fez uma revelação incrível. O que será?