É incrível a quantidade de fatos que um livro pode nos mostrar. Quem nunca imaginou, quando pegou um livro na biblioteca, por quais mãos ele foi passado? Todas as vezes que pego algum livro emprestado, seja da biblioteca ou de algum amigo, fico imaginando quem o leu e por quais lugares passou. Se livros novos são assim, imagine um livro com mais de 500 anos. Pois a Hagadá de Sarajevo tem exatamente essa idade, o que despertou o interesse de vários estudiosos quando foi encontrada.

Um Hagadá, para quem não conhece, é um livro judeu que narra a história da libertação do povo de Israel do Egito. Existem várias Hagadás no mundo, mas uma delas se destaca de todas as outras: a Hagadá de Sarajevo. Esta se distingue pelo fato de conter ilustrações e iluminuras extremamente bem feitas, além de ter mais de 500 anos de idade. E onde ela foi escrita? É isso que Geraldine Brooks tenta, misturando realidade e ficção, contar em "As Memórias do Livro".

Em um livro extremamente bem escrito, Brooks narra a história a partir de certos detalhes encontrados entre o manuscrito: uma asa de um inseto, uma mancha de vinho, um pelo branco, dentre outras coisas. Cada história mescla de um modo perfeito ficção e realidade, fazendo tudo o que lemos parecer realmente realidade.

Uma garota judia fugindo de nazistas; um padre da Inquisição Espanhola; um encadernador a beira da morte; uma mulher que tem seu irmão levado pela Inquisição; uma pintora que foi roubada da família. O que todas esses pessoas têm em comum? O fato de a Hagadá ter passado por suas mãos. Mesmo vivendo em épocas totalmente diferentes, todos se encontram em momentos decisivos com o livro. São judeus, muçulmanos, católicos, que dançam juntos no mesmo compasso. Por mais que se odiassem no passado, sempre estavam unidos pela Hagadá, e sempre estarão juntos na mesma história.

O único ponto negativo que encontrei no livro foi a previsibilidade da história de Hanna. Logo nas primeiras página já descobri o que iria acontecer com ela, e digo o mesmo do final. Fora isso, tudo o mais é incrível e recomendo muito a leitura. É uma excelente mistura de ficção e realidade, com boas doses de suspense, guerra, história e cultura. Para quem gosta de tal coisa, será um livro inesquecível.