Depois de tanto tempo ausente do blog, venho postar a última história que escrevi. Em homenagem à Lícia e Lara, as guardiãs da Biblioteca Escondida. Embora tão longe, parecem estar muito perto.

Klaus já não aguentava mais estudar. Suas manhãs, tardes e noites eram preenchidas apenas por livros e mais livros didáticos, teóricos e chatos que ele não suportava. Não se lembrava da última vez que havia lido um bom livro de aventura e fantasia, gêneros dos quais ele gostava tanto. Mas o dia seguinte era seu aniversário, e ele esperava romper esse longo atraso em suas leituras.

O aniversariante então acordou bem cedo em seu dia e, ao contrário do que normalmente fazia, pegou logo um livro de aventura para ler. Em poucos minutos já estava voando em dragões, andando por desertos desolados e lutando contra feiticeiros malignos. A empolgação de Klaus era tanta que acabou escorregando e caiu da cama. O livro voou de suas mãos e foi parar em um canto do quarto.

Rapidamente foi até o livro, ansioso para voltar ao seu mundo fantástico. Mas ao pegá-lo, vislumbrou um pequeno botão perto do rodapé da parede, vermelho e luzidio, convidando qualquer um a apertá-lo. Sem pensar duas vezes, Klaus apertou o botão, que ficou afundado e não voltou mais. Quando pensava que nada iria acontecer, o chão começou a fazer barulhos ruidosos e a se abrir, e Klaus caiu para trás de tanto susto.

Uma escada de pedra, um pouco suja e com teias de aranha, se afundava no chão, levando a algum lugar desconhecido. Ainda inerte nas aventuras do livro, Klaus imaginou que aquela poderia ser uma biblioteca escondida! Foi descendo rapidamente as escadas, feliz com a ideia da biblioteca, e ao chegar em seu fim, parou boquiaberto.

Na sua frente se encontrava a maior biblioteca que ele havia visto em toda sua vida. As prateleiras seguiam um caminho sem fim, percorrendo todo o salão em que se encontravam. Poltronas, mesinhas e abajures luminosos ocupavam todos os lugares, prontos para acolherem os leitores mais vorazes. E como era de se esperar, o garoto foi logo espiar os livros. Ah, os livros! Eram de todas as cores, formas e cheiros, e encantaram o garoto imensamente, que logo começou a ler e ficou lá por horas.

Quando pretendia ir embora, Klaus percebeu que duas formas indistintas se encontravam sentadas em poltronas mais à frente no salão. Chegando perto, percebeu que era uma mulher e uma garota de sua idade. Logo que o viram, as duas se levantaram e falaram juntas:
- Bem vindo ao Lugar Escondido. Ou se preferir, a Biblioteca Escondida.
- Quem são vocês?
- Eu sou Lícia, e essa é minha filha Lara. Estaremos aqui todos os dias, e poderá vir ler conosco quando quiser. O mundo dos livros está aberto para todos os amantes da literatura.

Prometendo voltar no dia seguinte, Klaus se despediu de Lícia e Lara e subiu as escadas de volta ao seu quarto. Quando chegou no último degrau, as escadas sumiram e o chão voltou ao que era antes.

E assim, Klaus descobriu o Lugar Escondido. Todos os dias, depois de estudar um pouco, descia àquele lugar maravilhoso e lia até que seus olhos estivessem cansados. Logo depois, conversava bastante com Lícia e Lara, mãe e filha tão misteriosas que eram guardiãs da biblioteca sem fim. O tempo então foi passando. Klaus lia o tempo todo, e era a pessoa mais feliz por sempre estar rodeado de tantos livros.

Em uma noite escura e sem estrelas, a lua pairava no céu como um grande sorriso prateado. Mas o sorriso não estava em Klaus. Ele havia acabado de descobrir que o botão havia desaparecido da parede de seu quarto. Simplesmente sumira, e ele percebeu que nunca mais iria poder ir ao Lugar Escondido, ler seus livros e conversar com Lícia e Lara. Sua vida estava acabada, e a felicidade havia lhe sido roubada. E Klaus nunca mais foi o mesmo. Passou a ser um garoto amargo e triste, que evitava a todos e não queria saber de ninguém.

Passado alguns anos, o Lugar Escondido já não era algo frequente em sua memória. Aparecia apenas por alguns instantes em sua mente, mas como se tudo aquilo não passasse de um sonho. E ele passou a tratar o Lugar Escondido, todos os livros, Lícia e Lara, como partes de um sonho já esquecido.

Em um dia ensolarado, Klaus, abriu lentamente a porta para ir à livraria, e percebeu que a casa vizinha, que há muito tempo se encontrava vazia, estava recebendo novos moradores. Foi até a frente da casa para ver quem estava se mudando, e avistou uma mulher e uma garota, que saíram e perceberam que ele estava observando-as. Klaus teve a sensação que as conhecia, mas não se lembrava de onde. 

Para ser educado, foi logo dizendo:
- Olá, meu nome é Klaus, moro na casa ao lado.
A mulher então tomou a palavra:
- Olá, eu sou Lícia, e essa é minha filha Lara. Prazer em conhecê-lo.
- O prazer é meu – disse Klaus, que já ia virando as costas para ir embora.
- Espere! – disse Lara – Parece que eu o conheço.
- Sinto a mesma coisa... será que já nos vimos antes?
- Não sei... gostaria de entrar um pouco?
- É que estava indo à livraria.
- Minha mãe e eu estamos terminando de montar nossa biblioteca, e pelo visto você gosta de livros... Estaria disposto a nos ajudar?

Klaus então aceitou a oferta. Dizendo que adorava ler, foi junto de Lícia e Lara para a biblioteca da casa. A sensação de que se conheciam era constante, mas nenhum deles se lembrava onde haviam se visto. Veio então à memória de Klaus um lugar, um Lugar Escondido onde ele adorava ler. Mas aquilo fora apenas um sonho. E assim, os três foram para a biblioteca, e leram e conversaram até cansar. E passaram a fazer isso todos os dias, por muito, muito tempo. E Klaus novamente voltou a ser aquele garoto alegre de antes, como se ainda vivesse em seu Lugar Escondido.