Existe algo pior, e mais difícil na vida, do que tomar decisões? Pela atitude da maior parte das pessoas, a decisão parece ser sempre algo fácil e simples. Fazem escolhas rápidas demais, ponderam pelo lado mais leviano, escolhem caminhos aparentemente banais. Mas o que dizer de uma decisão que pode alterar uma vida, uma rotina, e ainda afetar as pessoas? O que dizer de uma escolha que pode mudar tanto nossa realidade que é melhor ser deixada para depois, depois, depois...? Nas pequenas e nas grandes decisões, a dificuldade parece sempre existir, estando em prova apenas quem sabe fingir melhor.

É difícil escolher o que comer no jantar, naqueles momentos em que sentimos que podemos comer de tudo, mas que acabamos não estando com vontade de comer nada; e é uma situação complicada para os amantes da leitura escolher apenas um livro para ler quando se tem uma estante cheia demais, mas um tempo ínfimo para leitura. Estas são as dificuldades pequenas. Por outro lado, é penoso escolher amizades, se decidir por amores, estabelecer quais trabalhos fazer e quais caminhos percorrer pela vida. Estas são as dificuldades extremas, e a lista é infinita. Para dizer o mínimo.

Grandes culpados pela maior parte das frustrações nas escolhas, e que passam impunes a maior parte do tempo, são os filmes hollywoodianos de comédia e romance que tanto assolam nossas vidas. Em sua grande maioria, os filmes possuem sempre cenários caóticos, personagens um tanto frustrados e desesperançosos, e uma vida que nunca é fácil. Até o momento em que recebem um choque de realidade, e passam a tomar decisões momentâneas por si próprios. Escolhas rápidas parecem ser sempre as melhores a ser tomadas, e o que surge é a paz, a felicidade e a solução dos problemas.


Tudo isso nada mais é do que uma grande ilusão. A vida nunca é tão fácil e simples em nossa realidade cotidiana, por mais que queiramos. Escolher algo errado por simples pressa ou impulso pode ocasionar a ruína de um império ou uma série de acidentes fatais. O que dirá as decisões extremas que podem alterar nossas vidas, nossa rotina, e nosso futuro. Então o que se deve fazer frente a toda essa dificuldade?

O que fazer é simples: mesmo se mostrando como algo difícil, é preciso escolher, decidir, optar por aquilo que é melhor para nós mesmos. Não ter o sim como resposta pronta para todas as questões, nem tomar decisões em apenas um segundo. Ver as pessoas sofrerem a partir de nossas decisões pode ser a coisa mais terrível do mundo, mas mais terrível do que isso, é ver nosso mundo passando por nossos olhos sem que as coisas estejam do jeito que gostaríamos que estivessem. É preciso ponderar, pensar e escolher. É preciso sentir e fazer. É ter a coragem para executar nossos atos e saber sofrer as consequência.