Hoje é a grande estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2010. O país todo para, o comércio fecha, toda a população fica grudada na frente da televisão. É o ponto ápice do ano, um momento aguardado com muita ansiedade. Fanáticos por futebol estão vidrados, e até quem não é também está.
Sinceramente, não gosto nem um pouco de futebol. Desde criança não tenho nenhuma afinidade pelo esporte que é a paixão de quase todos os brasileiros. Cresci cercado pelos jogos, mas mesmo assim, sempre estive indiferente a eles. Com a Copa do mundo a coisa é um pouco diferente. Todos se mobilizando por um mesmo time é uma ação contagiante, e mesmo não gostando de futebol, quando era criança sempre gostei de acompanhar tudo. Mas agora, já crescido, me pergunto: por que é que a Copa mobiliza tanta gente?
Muitos podem me achar antipatriota, mas no momento não estou morrendo de amores pelo Brasil e não tenho nenhuma vontade de acompanhar os jogos. O que é que eu ganho exatamente com isso? Absolutamente nada. Acho essa mobilização o cúmulo da hipocrisia. Durante o ano todo, brasileiros reclamam do país sem parar. Reclamam da fome, do desemprego, da corrupção. O nome do país é jogado na sarjeta. Mas quando chega a Copa, bandeirinhas verde e amarelas são espalhadas por todos os lados, e os elogios ao país vão só aumentando. Todos se deliciam em gritar "BRASIL!" o tempo todo.
Ser patriota é torcer e acreditar no seu país durante todo o ano, e não apenas de quatro em quatro anos. É gritar "BRASIL!" não apenas durante um jogo, e se alegrar pelo lugar em que se está vivendo. Não sou contra a Copa, só penso que as pessoas deveriam se importar e acreditar mais no Brasil não apenas durante essa época, mas durante todo o ano. Escrevam o que eu digo: agora, com a Copa, o Brasil é o melhor país do mundo. Mas quando chegarem as eleições, aí é que a coisa vai ficar preta. O nome do país vai voltar para o lixo.
Marcadores: Crônica
Mateus,
ResponderExcluirescrevi um post sobre isso, sobre esse amor todo do brasileiro, sobre vestir a camisa, só em ano de copa, mas por que não nos outros quatro anos?!
Acho que se o brasileiro, tivesse mais orgulho do Brasil, se importasse mais, e procurasse mudar nos outros quatro anos, as coisas seriam um pouco melhores...
É isso ai gente,
ResponderExcluirAcho o cumulo toda essa agitação,
nos outros paises, NUNCA que iriam fechar as lojas, parar de trabalar..
Só aqui mesmo, afinal.. "todo mundo ama esse pais" ..
HUAHUAHUHUASHAa'
Oii
ResponderExcluirtem um selo exclusivo pra vc lá no meu blog ;D
http://belucciecia.blogspot.com/
Beeijos'
Concordo plenamente, é pura hipocrisia!
ResponderExcluirSabe o porque disso tudo? Porque brasileiro é folgado e adora qualquer desculpa pra deixar de trabalhar/estudar! O cúmulo do absurdo!