Quando alguém diz que quer mudar o passado, tenho certeza que se essa pessoa assistir "Efeito Borboleta" vai desistir da ideia na mesma hora.

O filme conta a história de Evan Treborn (Ashton Kutcher), um jovem estudante que sofria com vários desmaios e bloqueios de memória quando era criança. Já adulto, encontra seus antigos diários e percebe que ao lê-los consegue voltar no tempo e mudar o que fez no passado. Assim, com suas idas e vindas temporais, sua vida muda radicalmente, pois o passado não é simples de ser alterado e pode resultar em inúmeras situações inesperadas que, no futuro, podem se tornar catastróficas.

A cada vez que muda o passado, o futuro se torna mais incerto. Mas não é apenas a vida de Evan que muda, mas a de seus amigos, de seus pai, e de todas as pessoas ao seu redor. O simples fato de quebrar um copo no passado, talvez cause a morte de sua mãe no futuro. Quando ele percebe isso, já é tarde. O futuro está tão intensamente alterado que ele tem que mudá-lo o tempo todo se quiser ver todas as pessoas a sua volta bem e felizes.

Será que mudar o passado é uma dádiva tão boa assim? Imagine se você voltasse no tempo e fizesse com que aquele seu amigo que mudou para outra cidade não mudasse. O que será que aconteceria? Talvez metade da população da cidade em que seu amigo havia se mudado desapareça, pois ele poderia ter salvo a vida dessas pessoas. Talvez uma garota fique eternamente infeliz por nunca ter namorado seu amigo. Talvez... Talvez... 

Pensar em mudar o passado é um jogo bastante prazeroso, pois tudo o que você não fez poderia ser feito, e tudo o que fez e se arrepende poderia ser desfeito. No entanto, o passado pode parecer fácil de manipular, mas não o futuro. O futuro é incerto. Nunca sabemos o que nos acontecerá amanhã. Será que um piano cairá em nossas cabeças? Será que o mundo vai acabar? Não importa. O que importa é o que fazemos agora. Então preste atenção nisso: viva bem o presente, para que você não precise mudar o passado e seu futuro não seja mudado radicalmente. Entendeu? Assista ao filme que você vai entender.

O filme é baseado na teoria do caos:
"Uma coisa tão simples, como o bater das asas de uma borboleta, pode causar um tufão do outro lado do mundo."