Quem nunca assistiu a animação Hércules, lançada pela Disney em 1997? O filme é o 35º longa-metragem do estúdio, e é considerado um grande clássico. Misturando mitologia grega, aventura, guerras, lutas, romance e muita comédia, com certeza é um dos melhores desenhos da década de 90, e as cinco musas fazem todo mundo dançar com sua excelente trilha sonora.


No filme, Hércules é filho dos deuses gregos Zeus e Hera. Porém, seu tio Hades, deus do mundo inferior, deseja dominar o Olimpo e descobre que terá uma oportunidade em 18 anos, sendo Hércules o único capaz de detê-lo. Hades então manda seus capangas Agonia e Pânico sequestrarem o herói enquanto ele é bebê, para dar-lhe uma poção, tirar sua imortalidade e matá-lo. 

No entanto, no momento em que davam a poção para Hércules, a dupla é surpreendida pelo casal Anfitrião e Alcmena. Assim, o bebê acaba não bebendo a última gota da poção - ele se torna mortal, mas mantêm a força divina. O casal cria o menino, que sendo desajeitado e forte, causa muitos desastres. Adulto, precisa provar para seu pai, Zeus, que é um grande herói, a fim de recuperar a divindade, e para isso terá que decidir entre seus poderes e seu verdadeiro amor. Mas só depois de aprender que o importante não é o tamanho de sua força, mas sim, o tamanho de seu coração, é que ele se tornará invencível.

Se você ainda não assistiu, ainda dá tempo de conferir o desenho. Vale ressaltar que o nome de Hércules em grego é Heracles, então quando alguém disser esse nome não pense que estão falando errado, é apenas uma variação do nome. Mas é preciso corrigir a história do filme: Hércules não é filho de Zeus e Hera, mas sim, de Zeus e Alcmena, e Hera o odiava por ser um filho de Zeus com outra mulher. A prática de suavizar histórias é bem característica da Disney, e com certeza traição não seria um bom tema para colocarem em um filme para crianças.

Conheça a verdadeira lenda sobre o herói: O nascimento de Hércules provocou a ira de Hera, que mandou duas serpentes matarem o recém-nascido. O garoto, porém, estrangulou as cobras sem esforço e mostrou possuir uma grande força desde cedo. Hércules cresceu, mas Hera continuou a persegui-lo e usou seus poderes para provocar um acesso de loucura no herói, que acabou matando a própria esposa e os filhos. Quando Hércules recuperou a razão, procurou o Oráculo de Delfos - o mais famoso templo de consulta às divindades gregas - para buscar orientação sobre como enfrentar a tragédia. O Oráculo mandou-o se entregar em servidão a Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou a realização de seus 12 famosos trabalhos.

Quais são essas 12 trabalhos? Leia o próximo post e descubra.