É incrível como o mundo está cheio de artistas famosos e que por mero acaso são desconhecidos por mim. Amelia Earhart é uma dessas celebridades, populares na sociedade e que estão aí, prontas para serem descobertas. Pois nada melhor do que um filme para se conhecer grandes personagens mundiais, e Amelia foi uma delas.

Para quem não conhece, Amelia Earhart foi a primeira aviadora a cruzar sozinha o Oceano Atlântico em um avião. Bateu 15 recordes, e seu nome foi mencionado dezenas de vezes no Guinnes Book. Amelia ainda é autora de um livro que se tornou um grande best-seller nos Estados Unidos.

Em "Amelia", a personagem principal é interpretada por Hilary Swank (Menina de Ouro, A Colheita do Mal), e acredito que esta seja, depois de seu memorável papel da boxeadora em "Menina de Ouro", a sua melhor interpretação. Ela entrou realmente no papel de Amelia, interpretando de um modo louvável a grande aviadora. Richard Gere (Uma Linda Mulher, Atraídos Pelo Crime) faz o papel de editor e marido de Amelia, George Putnam. Gene Vidal, amante de Amelia, é vivido por Ewan McGregor (Star Wars, Anjos e Demônios, A Ilha).

Não vou contar o final do filme, mas posso dizer que está envolto em grande mistério. Sua história está tão fortemente ligada ao imaginário americano que hoje é difícil dizer o que é real e o que é ficção. "Amelia" foi considerado o primeiro filme sério a ser lançado sobre a aviadora, e se baseia na biografia escrita por Susan Butler, Mary Lovell e Elgen Long. É dirigido pela indiana Mira Nair (Feira das Vaidades, Nome de Família)

Curiosidades sobre Amelia Earhart:
- Incrivelmente, ela já passou pelo Brasil. Em 1937, quando queria ser a primeira mulher a dar a volta ao mundo, passou por Natal, no Rio Grande do Norte;
- No filme "Uma Noite no Museu 2", ela é uma das personagens principais, interpretada por Amy Adams;
- Foi citada no seriado "Friends", em 2003;
- Na série "Star Trek: Voyager", de 1955, o mistério de Amelia é desvendado (de um modo bem criativo);
- Inúmeras músicas foram inspiradas em sua vida.

Como toda pessoa que quer alcançar um sonho ousado, Amelia Earhart ouvia constantemente que não iria conseguir. Não iria conseguir voar em um avião sozinha, não iria conseguir cruzar o Atlântico. Pois chegou onde chegou, e hoje é uma das mulheres mais famosas da história dos Estados Unidos. Nas próprias palavras de Amelia, aí vai o meu desfecho:

Todas as coisas que nunca disse por tanto tempo, olhe bem, estão em meus olhos. Todos tem oceanos para cruzar, desde que tenham o coração para fazê-lo. É impulsivo? Talvez. Mas o que os sonhos sabem sobre limites?

A verdadeira Amelia: