Posso dizer, sem qualquer sombra de dúvida, que "A Batalha do Apocalipse" é um dos melhores livros de ficção fantástica da literatura brasileira. O fato é que Eduardo Spohr conseguiu fazer com que a nossa literatura se tornasse atraente e chamativa, com um livro que foge do padrão da maioria das histórias que encontramos hoje em dia. Um livro como esse, com tal grandiosidade de detalhes e pormenores, duvido que alguém conseguirá escrever igual.

Comecei o livro sem qualquer expectativa, achando que seria apenas mais um livro brasileiro dentre muitos outros. Mas quanto mais fui lendo, mais fui gostando da história e de seus personagens. Anjos guerreiros não eram nem de longe meus personagens preferidos, mas após "A Batalha do Apocalipse", tive que rever meus conceitos. Nunca encontrei um livro com personagens tão fortes como esse. Embora sejam anjos, são cheios de personalidade, e se parecem bastante com os humanos. Ablon, Shamira, Gabriel, Miguel, Lúcifer, Apollyon, o Anjo Negro, dentre vários outros. Cada um possui uma particularidade, e todos juntos fazem do livro essa grande obra-prima que é.

Confesso que tentei achar defeitos no livro. Li tudo com a máxima atenção, para ver se encontrava um furo qualquer na história. Por mais que tenha tentado, não encontrei nenhum defeito na obra, apenas qualidades e mais qualidades. Podemos perceber o quanto o autor pesquisou para escrever tal livro pela quantidade de dados históricos que contém.

O livro conta a história de Ablon, um anjo renegado que foi banido na Terra após se rebelar contra o domínio e as monstruosidades do anjo Miguel no Céu. A batalha do apocalipse está próxima, e ele não sabe ao certo ao lado de quem irá lutar. Mas ao lado de sua maior amiga e aliada, Shamira, a feiticeira de En-Dor, ele irá fazer de tudo para se mostrar justo e combater os sórdidos e vis anjos de Miguel e Lúcifer.

A Batalha do Apocalipse não é apenas mais um livro no meio de muitos outros. Ao mesmo tempo que narra a história do anjo renegado Ablon, vai contando sobre os diversos acontecimentos celestes do Céu e da Terra. A Torre de Babel, a cidade de Atlântida, a destruição de Sodoma e Gomorra, dentre outros episódios, até chegar, por fim, ao Armagedon, a última batalha. O único detalhe que senti falta foi um mapa, para nos situarmos melhor nos caminhos andados por Ablon, mas nada que prejudicasse a leitura.

Com ação, aventura, guerras e batalhas em quase todas as páginas, A Batalha do Apocalipse se mostra um dos melhores livros do gênero que li em toda a vida. Por ser cheio de detalhes, talvez isso o torne um livro mais demorado de se ler, mas são poucas as partes que se mostram cansativas. O maior feito do livro é falar de religião sem tentar fazer o leitor acreditar em tudo aquilo que lê. A história é apenas isso, uma história, e o autor não cobra do leitor se ele acredita em tudo ou não.

Para os adoradores de guerras e aventuras, para aqueles que se interessam por anjos guerreiros, para os amantes de ação, ou para quem apenas pretende ler um bom livro. A Batalha do Apocalipse é o livro que você está procurando, e aquele que irá te fazer rever seus preconceitos sobre a literatura brasileira. Depois dele, percebi que nossa literatura não estava perdida como eu imaginava. Vale muito a pena ler.