Arrumando meu guarda-roupa um tempo atrás, encontrei alguns trabalhos, papéis e documentos antigos, com destaque para cadernos e folhas de escola, especialmente do Ensino Médio. Um desses papéis era uma dinâmica que fiz quando estava no cursinho da escola, lá pelo 2º ano. Na tal dinâmica (preciso dizer que sempre odiei essas coisas?), a professora pediu para que cada aluno escrevesse o nome no topo de uma folha e passasse para os colegas, que deveriam escrever algo sobre você. Já é possível imaginar as pérolas.

Como em 2016 irei completar 5 anos de formado, nada melhor do que relembrar certas pessoas e aquele tempo tão longínquo. Engraçado como o tempo passa, novos anos aparecem, e continuo a me sentir a mesma pessoa de sempre. Enfim, vamos relembrar o que diziam sobre mim:

- "O sol longe da lua nunca deixou de brilhar. Eu, longe de você, nunca deixarei de te adorar..." - D. S.
(Eu merecia no mínimo uma mensagem original e palavras próprias, não? Uma das melhoras colegas da época, compartilhando longas aulas marcadas por risadas, conversas e relatos da vida. Casou pouco depois de formar ((não recebi o convite, mesmo ele tendo sido prometido)), e hoje tem um filho).

- "Você é muito especial para mim e para todos, espero ser sua amiga durante muito tempo." G. F.
(Aquela colega de um colega de um colega. Foram alguns dias de conversas no cursinho, passando para cumprimentos e despedidas nas aulas, até se perder na multidão antes mesmo do fim do ensino médio).

- "Mateus, legal demais. Te adoro. Bjim." - J.
(Típica garota da confusão nos anos do Ensino Médio, estressando professores e alunos compenetrados nos estudos ((no caso, eu)). Como muitos, carreguei nas costas em trabalhos e passando cola em provas. Mas era uma pessoa legal, talvez apenas sem muita vontade na vida).

- "Solano, anda trabalhando muito na novela?" - F.
(Comparação escusa com Mateus Solano, que ainda bem sumiu com o tempo. Um bom colega, que junto a outras pessoas, formaram comigo um pequeno grupo assíduo das aulas do cursinho).

- "Oi amore, estamos sem contato, mas você sabe que eu acho você super legal... Beijo..." - J. C.
(Foi da minha sala na pré escola, mas nunca voltamos a estudar juntos e nunca chegamos a conversar muito, nem mesmo no cursinho).

- "Quem acredita sempre alcança!" - D.
(Garota rica e que sempre se achava melhor do que todas as outras pessoas da sala. Espero que esteja bem de vida, e o mais distante possível de mim).

- "Ca + F = Valeu pela sua tabela periódica." - T.
(Em um filme de Hollywood, seria aquele jogador de futebol popular. Nos primeiros anos do fundamental até éramos amigos e fazíamos trabalhos juntos, mas com o tempo perdemos contato por andarmos em mundos diferentes. Pontos pela criatividade da mensagem).

- "Seu escumungado! Hoho Mas te amu! - E. M. B.
(Felicidade por lembrar de uma colega tão legal quanto esta, uma das melhores que tive no colégio. Nunca esqueço o dia em que peguei minha única recuperação ((em matemática)), e após as aulas complementares fomos juntos até uma lanchonete tomar café ((coisa totalmente comum para o resto do mundo, mas que nunca tinha feito com ninguém da escola)). Hoje está casada e faz anos que não vejo).

- "Ele é o mais inteligente xD Adoru!" - B.
(Antes de conhecer pensava ser uma pessoa bastante antipática. Quando conheci, percebi que era mais antipática ainda do que eu imaginava).

- "O maluco CDF dos cartoon!" - G. C.
(Um primo distante, já perdido no tempo. Junto a outros dois colegas, éramos o Quarteto Fantástico até a 8ª série. Bons tempos aqueles, de excelentes companhias).

- "Um cara muito inteligente e que tem vários gostos em comum comigo." - M. A.
(Uma das poucas pessoas que realmente tinham um gosto parecida com o meu durante o Ensino Médio, isso em relação a filmes e livros).

- "Teteus, que saudade de você! Gosto muito de você! *-* Muito mesmo!" - R.
(Engraçado lembrar sobre ela, pois éramos 'casados' durante o fundamental. Em um filme de Hollywood, seria a patricinha, mas quando não estava esnobando o mundo junto com as amigas, era uma pessoa até bem agradável e legal de conversar).

- "Calazans - a não, você tinha que ser da minha sala! E o livro em?! E o bolo? Huuum, eu quero bolo!" - A. F.
(Desta lista, a única pessoa com quem ainda mantenho um certo contato. Na mensagem revela a insatisfação por ficarmos em salas diferente após anos estudando juntos; a raiva por um cara ter pegado um livro meu emprestado e nunca ter devolvido; e o amor por bolos de aniversário).

- "Mateus, gosto muito de você, continue CDF, você tem futuro" - L.
(Gostava muito de mim? Hahahaha Quase nem lembro de ter conversado com a pessoa).

- "Teteus. Eu te adoro Melman!" - S.
(Sim, já disseram que sou parecido com a girafa do filme Madagascar. A garota era simpática e divertida, mas sempre se achava melhor do que todos os outros na sala e eu era praticamente a única pessoa que conversava com ela, já que as amigas eram de outra sala).

- "Mateus??? Quem é? :)" - S. R.
(Garota mal humorada e grossa, que conversei durante um tempo. Às vezes era legal de conversar, às vezes era insuportável. A mensagem revela nada mais do que uma tentativa de me irritar como sempre, e a carinha feliz traz aquele sarcasmo tão peculiar que apenas ela possuía).

- "Mateus, muito muito inteligente, parabéns" - T. L.
(Me achava inteligente pois eu sempre passava cola na hora das provas. Espertinha).

- "Lindo! Sou sua fã!" - A. P.
(Tenho quase certeza que está casada hoje em dia. Era até legal de conversar quando nos conhecemos, mas não depois que se tornou uma religiosa fanática).

- Oi, tudo bem? - T.
(Tem dois filhos nas costas, que nasceram na época da escola mesmo. Acredito que nunca trocamos mais do que um "oi" e "tchau". Pelo menos não escreveu nenhuma frase feita ridícula).

- O 'kara' das garotas - T.
(Sem comentários).

- "Beijos." - S.
(Muito, muito criativa. Pra escrever sobre mim não era boa, mas pra dançar Shakira no meio da aula era ótima. Palmas).