"Tudo o que eu sei, somente sei porque eu amo. Liev Tolstoy - Guerra e Paz". Estas são as primeiras palavras do filme "A Última Estação", que narra os dias finais da vida de Liev Nokolaievich Tolstoy, considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Como era de se esperar com esta frase, o filme tem como assunto principal seu amor e seu casamento turbulento com Sofya Tolstoy, que para o grande escritor era esposa, companheira, musa e grande colaboradora. Um amor incondicional que ao mesmo tempo lhe trazia prazer, felicidade e grande regozijo, mas também algumas tristezas e aborrecimentos pelo fato das opiniões de esposa e marido convergirem bastante.

Talvez hoje em dia muitas pessoas não ouçam falar em Liev Tolstoy, mas no século XIX ele foi um dos grandes nomes da literatura russa. Guerra e Paz, sua obra mais famosa, é conhecida mundialmente como um dos maiores livros da história, e seus riquíssimos detalhes e descrições das guerras napoleônicas ocorridas na Rússia são admirados até hoje. Outra obra de sua autoria que alcançou grande sucesso foi Anna Karenina, na qual narra a vida de uma mulher da Rússia Czarista que se vê envolvida em um caso extraconjugal. Além de ser conhecido por essas grandes obras, Tolstoy teve uma velhice marcada por manifestos contra o governo e atitudes pacifistas, e é exatamente essa fase de sua vida que o filme nos apresenta.

O ano é 1910. Liev Tolstoy já adquiriu fama e prestígio, e é conhecido na Rússia como um profeta e até mesmo um santo vivo. Ao lado de seu grande amigo Vladimir Chertkov, criou o movimento tolstoiano, no qual defende seus principais ideias, além de fundar um centro do movimento onde várias pessoas vivem seguindo seus ensinamentos. Valentin Bulgakov se torna o novo secretário de Tolstoy por intermédio de Chertkov, que busca saber tudo o que acontece na casa do amigo. Quando descobre que Sofya não acredita nos propósitos do marido, e quer lucrar com os direitos autorais de seus livros, no qual Chertkov esperava serem leiloados ao movimento tolstoiano, este decide intervir, o que gera uma série de intrigas entre todos.

O ator James McAvoy repete o que fez no filme O Último Rei da Escócia, no qual atuava como um jovem médico amigo de Idi Amin Dadá (Forest Whitaker). Em "A Última Estação", ele faz o papel de Bulgakov, que se torna secretário particular de Tolstoy já na velhice e passa a presenciar todos as suas intrigas familiares com a mulher Sofya. Bulgakov é impotente o filme todo, e não pode fazer absolutamente nada para ajudar ou remediar os acontecimentos. Sua intenção, é claro, se remete apenas a nos apresentar a grandiosa vida de Liev Tolstoy.

Além de James McAvoy, que apresenta mais uma vez um papel brilhante, o filme conta ainda com um elenco extremamente genial e super bem escolhido. Helen Mirren é Sofya Tolstoy, e nos traz seu melhor papel desde A Rainha. Sua atuação é magnífica, o que a torna o grande destaque do filme, e não a toa concorreu ao Oscar como melhor atriz. Christopher Plummer nos apresenta um Tolstoy impecável, no qual não se deve apenas admirar, mas também se espantar com tamanha competência. Além deles, Paul Giamatti é um extremamente bem feito Chertkov, dentre vários outros atores que se destacam.

Com um roteiro, figurino, trilha sonora, cenário e uma fotografia impecáveis, "A Última Estação" é um filme de época há muito não encontrado igual no cinema. Os últimos momentos da vida de Tolstoy, as grandes intrigas e seus principais acontecimentos, são minimamente narrados e nos envolvem imensamente. De direção de Michael Hoffman e baseado no livro de Jay Parini, será um filme que irá instruir e surpreender a todos. Conhecer a vida de Tolstoy realmente é uma coisa que não tem preço. "A Última Estação" se encontra atualmente em cartaz nos cinemas.