Ryan Gosling é um dos atores de Hollywood que mais vem surpreendendo público e crítica pela versatilidade de seus papéis ao longo dos anos. Desde romances e comédias de sucesso, como O Diário de uma Paixão e A Garota Ideal, além de filmes alternativos, principalmente nas mãos do diretor Nicolas Winding Refn, em filmes como Drive e Só Deus Perdoa, o ator sempre chama a atenção pela boa atuação. Em 2014, pela primeira vez foi para trás das câmeras, apresentando um submundo sombrio e singular no filme Rio Perdido.


A história nos apresenta à cidade de Rio Perdida, que recebeu este nome após as cidades vizinhas terem sido inundadas com a construção de uma represa. Segundo a lenda, quando a última cidade foi afundada, um feitiço foi lançado em Rio Perdido, fazendo com que o local, mesmo sendo o único a não afundar, parecesse submerso e decadente. E esta maldição só poderia terminar no dia em que um objeto submerso fosse levado à superfície.

Neste cenário de decadência e degradação, estão uma série de personagens que compõem a história de maneira pitoresca. Billy é a mãe de Bones e o pequeno Franky, que para não perder a casa que viveu por toda a vida, busca emprego em um clube em que pessoas se divertem com encenações de morte, banhos de sangue, mutilações e sufocamentos. Bones é um jovem que faz bicos pegando metal em casas abandonadas, e é quem começa a descobrir os segredos por trás de Rio Perdido, ao lado da vizinha Rat, que mora com a avó e o rato de estimação.
Fogo e miséria para Bones (Iain De Caestecker)

As ótimas atuações em nenhum momento deixam a desejar. Os atores principais, Christina Hendricks e Iain De Caestecker, que interpretam respectivamente Billy e Bones, não são muito conhecidos no cinema, mas vem apresentando carreiras sólidas na TV. Hendricks é famosa por sua atuação na série Mad Men, e De Caestecker, por papéis em séries como The Fades e Agents of S. H. I. E. L. D. Já Saiorse Ronan, que interpreta Rat, vem atuando em papéis marcantes em toda a sua carreira, com filmes de grande sucesso, como Desejo e Reparação, Caminho da Liberdade, e o campeão de indicações ao Oscar 2015, O Grande Hotel Budapeste.

Quanto aos personagens secundários, mesmo nos menores papéis, são os que mais chamam a atenção durante todo o filme. Gosling leva a parceira Eva Mendes para interpretar Cat, a estrela do clube perverso, em números hipnotizantes e terríveis de se ver. Matt Smith, o 11º doutor da série Doctor Who, faz uma atuação fantástica na pele de Bully, um vilão intenso, bizarro e que preenche todo o filme, com seus ataques perversos munidos de uma tesoura. E a avó de Rat, mesmo sem nome e sem nenhuma fala durante todo o filme, é importante em toda a teia de personagens, interpretada pela grande atriz dos filmes de terror da década de 60, Barbara Steele.
Bully (Matt Smith)

Rio Perdido é um filme denso e intenso, com um clima sombrio e um cenário de submundo urbano, quase apocalíptico. É uma história aparentemente de fantasia, mas que pode estar acontecendo neste momento, ou vai acontecer em um futuro próximo. O cenário é composto por casas abandonadas, incendiadas e sendo demolidas, com lixo para todos os lados, montanhas de objetos por onde quer que se olhe, além de locais em que a natureza domina, com árvores e folhagens por toda parte em uma cidade abandonada.

Considerado cult e dividindo opiniões desde seu lançamento, é um filme de clima carregado e sem momentos felizes. Até durante risadas e olhares significativos dos personagens, ainda assim lá está a trilha sonora sombria e os closes de câmera bem fechados no rosto dos personagens, evidenciando a vulnerabilidade e o que de pior existe em cada um.

Talvez incomode a falta de respostas para várias perguntas durante o desenrolar do roteiro, como mais explicações sobre a história da cidade, alguns personagens e o resto da família inexistente de Bones. Mas aí está o melhor do filme: o mistério, que encanta pouco a pouco e faz do submundo um local fascinante de se observar. Um filme sombrio que cativa pela vulnerabilidade, e impressiona pela originalidade do mundo novo criado por Ryan Gosling.